O que fazer se você não está motivado para estudar?

Postado em 06 ago 2017
Comentário: Off
Tag:

O que fazer se você não está motivado para estudar?

Estudar, para muitos, é uma obrigação imposta, é uma tarefa difícil, é um tempo que poderia ser dedicado a outros assuntos mais interessantes. Principalmente para os mais jovens, estudar, muitas vezes, “é um saco”.

Sua primeira motivação para estudar deve vir, principalmente, dos projetos que você está elaborando para seu futuro profissional. Você, mais do que ninguém, sabe que a concorrência no mercado de trabalho está cada dia mais acirrada e, consequentemente, é só através do conhecimento e da especialização que você poderá encontrar seu lugar ao sol.

Mas estudar também pode se tornar um momento de prazer, um tempo em que se perde a noção das coisas e do mundo que nos rodeia, das pessoas que nos atrapalham e até mesmo de uma rotina mal resolvida, de não ter o que fazer e perder o tempo em coisas inúteis.

Quando estudar é um prazer

Desde cedo, o jovem precisa estar inserido numa rotina diária, de escola e estudos, de obrigações familiares e caseiras e, outras vezes, até mesmo trabalho, o que pode dificultar seu gosto pelos livros e pelo crescimento intelectual.

O mercado de trabalho que está logo ali, para o jovem, pode ser um grande incentivo, mas quantos e quantos querem entrar no mercado de trabalho sem precisar estudar? Quantos e quantos querem ser aprovados nos testes sem precisar estudar?

Em momentos assim, para o jovem desmotivado com os estudos, é preciso usar a criatividade. A motivação para os estudos pode ser encontrada nos lugares e pessoas mais improváveis e o que era antes uma chatice, pode se tornar um grande prazer.

  • Motivar-se com a tecnologia. Qualquer jovem, hoje, tem acesso à tecnologia, seja através de um simples celular, da internet, do iPod e dos meios de comunicação, que despejam informações aos montes. Se você quer se motivar para os estudos, encontre em você mesmo a melhor forma.

Faça da tecnologia o seu maior aliado para motivar-se pelos estudos. O que você precisa aprender pode ser aprendido através dos meios ao seu alcance. Muitas vezes não é preciso ficar preso a um livro chato, se você não é amante da leitura, se pode encontrar o material necessário num vídeo ou num jogo online.

Você pode pensar: mas é um jogo! E podemos responder: mas é um aprendizado!

  • Motivar-se com os amigos

Criar uma concorrência saudável em busca do aperfeiçoamento e da motivação pelos estudos pode ser um bom caminho. A maioria dos jovens utiliza o tempo através dos meios de comunicação disponíveis para “jogar conversa fora”, teclando horas e horas sobre assuntos que não levam a nada e nem a nenhum lugar.

Por que não utilizar esse tempo para uma troca de informações sobre qualquer assunto e disputar quem sabe mais sobre o tema? Se o assunto é um trabalho de escola, você pode tratar com seus amigos a troca de informações através do celular. Brinque com os estudos: a cada informação correta, um ponto a favor.

Nessa disputa, quem conseguir mais pontos é o vencedor, lógico, mas o vencedor mesmo será o que conseguir a melhor nota. Quer concorrência melhor?

  • Motivar-se com os lugares

Outra motivação que você pode conseguir para seus estudos é a escolha do local onde vai estudar. Claro que é necessário algum local que propicie a concentração, e esses locais estão sempre à sua disposição.

Você tem uma matéria chata, que não consegue engolir? Precisa ler um livro ou fazer exercícios infindáveis? Mude seu ambiente, não seus estudos.

As livrarias podem oferecer um excelente local para estudos, com disponibilidade de pesquisas em livros oferecidos gratuitamente, com cafeterias que vão ajudá-lo a manter-se desperto para as informações. Bibliotecas públicas também são excelentes locais, onde se demanda concentração e atenção.

Se, ao contrário, você prefere ambientes mais abertos, busque um parque ecológico – quase toda cidade tem um. Sente-se embaixo de uma árvore, aspire o ar e enfie-se nos estudos. A qualquer momento você pode levantar a cabeça e apreciar a natureza.

  • Motivação para o futuro

O tempo que você está dispendendo hoje para os estudos significa o seu futuro profissional, a realização dos sonhos que você tem, a conquista do carrão com que você sonha, e talvez a pessoa amada do seu lado.

Você quer melhor motivação que essa?

Pense sempre que você é brilhante, inteligente e vai conseguir o sucesso necessário. No mais, se tudo isso não servir de motivação, apenas olhe quantos e quantos não conseguiram, estão todos à sua volta. Não queira ser um deles.

Sobre o autor